segunda-feira, 25 de julho de 2011

Site calcula hora de se aposentar


MANUELLA BEZERRA DE MELO
Especial para a Folha

A página da Previdência Social na internet (www. previ­den­cia.gov.br) mudou a versão do Simulador de Aposentadoria disponível. O serviço, que permite ao trabalhador calcular o tempo de contribuição dos segurados do Regime de Previdência Social, substituiu o anterior, com o objetivo de ser mais didático para o usuário.

O novo sistema foi desenvolvido para que o trabalhador pos­sa descobrir se tem as condições devidas para aposentadoria, além do tempo que falta para integralidade. Mas, apesar da suposta utilidade pública do serviço, pode ser arriscado para um cidadão comum recorrer a certas ferramentas, sob o risco de equivocar-se na leitura técnica da hora certa de dar a entrada na aposentadoria.

Não há como se tirar o mérito dos serviços oferecidos pelo sistema da página da Previdência Social. Nesta nova versão do aplicativo, é possível realizar a validação dos dados cadastrais inseridos pelo cidadão, verificando os já existentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Ao identificar divergência entre os dados inseridos e os do CNIS, o usuário é automaticamente informado que deve agendar um atendimento em uma Agência da Previdência Social para a regularização do cadastro. No caso de aposentadoria proporcional, além do tempo de contribuição, o aplicativo verifica se o usuário possui a idade mínima, requisito obrigatório para o reconhecimento do direito ao benefício.

O advogado previdenciário Ney Araújo orienta que se procure um profissional da área para uma orientação prévia antes de dar entrada na aposentadoria. Para ele, ainda que o sistema ajude, é preciso orientação de alguém que possa fazer uma interpretação mais específica.

“Os cálculos da Previdência são, muitas vezes, complexos até mes­mo para um especialista. Pode revelar coisas que o leigo não saiba identificar ou, até mesmo, entenda de maneira equivocada. É prudente fazer uma projeção detalhada”, esclareceu. “De qualquer forma, o sistema pode auxiliar os profissionais da área para que eles orientem o usuário”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário